Pular para o conteúdo principal

Evento promovido pelo deputado Jeová Campos marca lançamento de sua pré-candidatura e reitera necessidade de lutar pela redemocratização do país


O auditório Master do Hotel Litoral, em João Pessoa, estava bonito de se vê na noite desta quarta-feira (06). Havia uma bela decoração de bolas brancas e laranjas, cores que representam o Partido Socialista Brasileiro, do deputado estadual Jeová Campos, promotor do evento ‘Caminhada pela reconquista da Democracia’, cadeiras bem alinhadas, mesas estrategicamente colocadas para permanência de agentes públicos que atenderem ao chamado do parlamentar para debater sobre o futuro da Paraíba e qual o papel dos cidadãos na defesa da Democracia, tão aviltada no país nos últimos tempos. Mas, o que destacou o evento, que também marcou o lançamento da pré-candidatura de Jeová para mais um mandato na ALPB, foi a quantidade e qualidade de representatividade que ele conseguiu reunir, principalmente, se levarmos em conta a forma espontânea como caravanas de mais de 20 municípios paraibanos vieram para prestigiá-lo.

“Foi uma noite mágica, onde consegui sentir a força do mandato, o resultado e reconhecimento de minhas caminhadas, lutas e defesas, onde me senti acolhido como político, situação muita rara na atual conjuntura, onde tive a certeza de que meu grito, apesar da voz rouca, ecoa nos quatro cantos deste estado e que as pessoas reconhecem no meu mandato a defesa permanente do povo e, mais ainda, a possibilidade de avanços no campo democrático e social”, disse Jeová após encerrar o evento, quase sem voz, andando ao longo do corredor do auditório se despedindo de um a um dos seus convidados, ao som da música ‘Caminhando e cantando’.

Antes, como havia proposto, o parlamentar promoveu um debate a partir de quatro seletos grupos de convidados que discorreram sobre os destinos do país, da Paraíba e os caminhos que precisam ser percorridos para redemocratização do Brasil e o resgate do Estado Democrático de Direito. O radialista Gutemberg Cardoso atuou como mediador das participações e mestre de cerimônias dos painéis que teve a participação de Giucélia Figueiredo, Rodrigo Soares, Luiz Júnior e Ivan Bichara Filho, no primeiro painel. No segundo painel, houve a participação do vereador Marcos Henrique, da pró-reitora de pós-graduação da UFPB, Maria Luiza Alencar, do ex-deputado, Chico Lopes e de Marcos Campos. O terceiro ciclo de debate teve a participação de Vitor Campos, filho de Jeová, do vereador Neto, de Capim, do presidente da UJS, André Alves e do deputado estadual, Buba Germano. O último painel teve a participação do ex-secretário e pré-candidato a governador, João Azevedo, do prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes, do presidente da Fetag, Liberalino Lucena e do presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Marcos Barros.

Em todas as colocações, a liberdade de Lula, a importância do país resgatar sua autonomia frente aos interesses internacionais, a necessidade de mudar a representatividade federal na próxima legislatura, de eleger políticos comprometidos com as questões de soberania nacional e projetos sociais que foquem a classe trabalhadora e os mais humildes, eram questões de ordem levantadas em sintonia. “É preciso mudar esse cenário, resgatar a autoestima do povo brasileiro, lutar pela redemocratização do país e nós temos uma arma poderosa que não podemos abrir mão que é o nosso voto consciente”, disse a professora Maria Luiza.

“O país vive uma crise sem precedentes que se agravou nos últimos tempos, sob vários aspectos, e a Paraíba, mesmo em meio a esse cenário e sendo afetada por ele, conseguiu avançar, mostrar indicadores positivos, se sobressair em diversos pontos e mais ainda adotar uma política e ter uma gestão que não olha os paraibanos como eleitores, mas como cidadãos”, disse João Azevedo, elencando avanços do governo estadual nos últimos sete anos e mostrando porque é o único que pode dar continuidade a esse projeto de gestão em vigor na Paraíba há sete anos.

“Eu apoio Jeová pelo que ele representa para o povo paraibano, pelo grande guerreiro que ele é, por suas posturas e lutas, porque sei que ele é um político que faz a diferença com ações”, disse o vereador Neto, de Capim. O deputado estadual, Buba Germano, destacou a honradez de Jeová e reiterou que embora também seja candidato nas próximas eleições, não encara seu colega como adversário. “Nós não disputamos espaço porque dividimos os mesmos projetos”, disse Buba, que agradeceu Jeová chegar no Vale do Piancó e pedir votos para ele, que devolveu a gentileza pedindo votos para Jeová, em Cajazeiras.

A moradora do distrito de Chã de Marinho, em Lagoa Seca, Margarida Gomes, integrou uma comitiva da cidade que veio especialmente para o evento de Jeová e disse que estava muito feliz em poder não apenas participar deste momento, mas, de ajudar o parlamentar a ser reconduzido à ALPB. “Ele é do povo, conhece o nosso problema de água e abraçou essa causa com conhecimento e amor, merece o nosso respeito e também nosso apoio. Vamos caminhar juntos, firmes e fortes”, disse ela. “É preciso, no campo da esperança, acreditar que vamos mudar e você é minha maior inspiração”, destacou Vitor Campos, filho de Jeová. “Está nas mãos do povo a mudança deste país. O Brasil e nosso e não podemos abrir mão dele”, disse Marcos Campos, irmão de Jeová. O evento também teve momentos de muita emoção, sendo um dos mais marcantes quando Jeová, postado em frente a uma telão, acompanhou a projeção de depoimentos de seu pai, sua mãe e seus filhos Mateus e Thays. Colhidos em diferentes localidades e dias, as falas evidenciavam o bom pai e filho, o coração gigante e acolhedor que ele tem, a humildade e a inteligência, o destemor, a determinação e a linda trajetória de um filho de agricultores, que foi vendedor de alho na feira e que, graças ao seu esforço pessoal e aos estudos, se formou em Direito, foi aprovado num concurso para professor da UFCG e está em seu segundo mandato como deputado, o homem afetuoso, o cidadão destemido, o guerreiro que nunca se cansa, enfim, as qualidades de um ser humano cuja essência é pura, grandiosa e generosa com todos. “Essa surpresa não combinaram comigo”, disse Jeová bem emocionado após as projeções.

Emoção também foi no final do evento quando o parlamentar começou a chamar para perto de si pessoas que, de uma forma ou de outra, representam a luta por dias melhores, a força do povo brasileiro, o destemor diante das dificuldades, cidadãos que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária e, em seguida, saiu andando pelo auditório conclamando todos para não desanimar diante das dificuldades. “Gente eu posso dizer a todos vocês que é muito prazeroso, ver aqui, quase 23h, homens e mulheres simples, do povo, gente grande na inteligência e com diplomas, meus companheiros e companheiras, vamos para a luta, para a rua, para o enfrentamento destes mal caráter que querem tirar a dignidade do povo brasileiro, vamos marchar, fazendo essa grande caminhada para que o Brasil se encontre com seu futuro, que a gente enfrente o problema grande do desemprego, da fome, da violência e da desesperança. Vamos juntos à vitória”, encerrou Jeová, que fez questão de abraçar um a um dos participantes de seu encontro na saída do auditório.


Vieram comitivas de Mamanguape, Alagoa Nova, Cajazeiras, Lagoa Seca, Bonito de Santa Fé, Carrapateir4a, São José de Piranhas, Mari, Piancó, Capim, Santa Cruz, Santa Luzia, da Grande João Pessoa e de João Pessoa, entre outras cidades e até de Recife. O jornalista, escritor e ex-preso político, Nagib Jorge Neto e sua esposa, Maria Eunice, vieram da capital pernambucana, especialmente, para o encontro. “Jeová nos representa porque abraça as lutas do povo brasileiro com muita altivez. Ele é uma voz importante que faz ecoar com mais amplitude o grito de “Lula Livre’. Ele é um orgulho não apenas para a Paraíba, mas para o país, por isso estamos aqui, para dar nosso apoio a ele e dizer que admiramos seu trabalho e acompanhamos seu mandato mesmo morando em outro estado”, disse Nagib.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência de Tia Nem na vida do menino pobre do campo que virou advogado, professor universitário e deputado estadual da Paraíba

            A frase do filósofo prussiano   Immanuel Kant,  ‘ O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele’,  se encaixa perfeitamente na trajetória de vida do deputado estadual Jeová Campos. Filho de agricultores, até os dez anos de idade Jeová morava no Sítio Poço Vermelho, no município de São José de Piranhas, no alto sertão paraibano. Os horizontes eram curtos, embora a inteligência e vontade de crescer daquele menino da roça fosse muito além das porteiras do local. Neste contexto, em 1975, eis que alguém faria a diferença na vida dele, levando-o para estudar na cidade de Cajazeiras. Essa pessoa foi a tia materna, Francisca Vieira de Oliveira, carinhosamente chamada de Tia Nem.             “A ida para Cajazeiras mudou minha história e trajetória, pois a Educação ampliou meus horizontes e as possibilidades de uma vida...

Inauguração de UTI humanizada para idosos e reunião para o início do Cooperar foram pautas da agenda do deputado Jeová, nesta segunda

O deputado estadual Jeová Campos (PSB) teve uma intensa agenda nesta segunda-feira (17), toda voltada para a implantação de políticas de inclusão. Pela manhã, ele acompanhou o governador João Azevedo e o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, na inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva humanizada para idosos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Em seguida, o parlamentar esteve reunido com o Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto, e o Secretário Executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama, para tratar do início da execução do Projeto Cooperar, que ficou marcado para o dia 18 de março. Na entrega dos leitos de UTI, Jeová destacou que o serviço, que tem o foco na humanização do cuidado ao paciente, garantirá acompanhamento familiar 24 horas ao dia aos idosos em UTI, e que isso é uma conquista muito importante, do ponto de vista da politica de inclusão social. “As politicas de inclusão, principalmente dos id...

Construção de um IML em Cajazeiras deve envolver poder público e iniciativa privada

A luta pela instalação de uma sede do Instituto Médico Legal (IML) em Cajazeiras vai envolver o poder público estadual, municipal e federal e ainda a iniciativa privada. Na manhã desta quarta-feira (02), na sede da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano (Amasp) foi realizada uma reunião para debater essa temática que contou com a presença da prefeita Denise Albuquerque, além de gestores de outras sete cidades da região, políticos e empresários locais. O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que desde de seu primeiro mandato reivindica e defende a instalação do IML na cidade, não pôde comparecer ao encontro por causa das atividades da ALPB, mas foi representado pela sua chefe de gabinete, Luciana Mendes. “A situação que a população de Cajazeiras e cidades da região estão expostas pela falta de uma unidade do IML no município é muito ruim e essa condição já se arrasta há alguns anos e precisa ser resolvida o mais rápido possível”, destaca Jeová. Segundo a chefe de gabine...