Pular para o conteúdo principal

Delegado Isaías Gualberto recebe o título de Cidadão Paraibano por propositura do deputado Jeová Campos em sessão bem prestigiada


A Assembleia Legislativa, a partir de uma propositura do deputado estadual Jeová Campos (PSB), homenageou, na tarde desta segunda-feira (09), o Delegado Geral da Polícia Civil, Isaías Dantas Gualberto, com a outorga do título de Cidadão Paraibano. O maranhense que veio para a Paraíba estudar e construiu um vasto currículo de bons serviços prestados ao Estado foi prestigiado com a presença de diversas autoridades ligadas à Polícia e à Segurança Pública. O deputado federal Wilson Santiago também participou da sessão especial, tendo em vista que o parlamentar é da cidade de Uiraúna, cidade que recebeu o homenageado logo que ele chegou à Paraíba. Isaías foi eleito um dos melhores delegados da Policia Civil do país, em pesquisa realizada este mês, que avaliou a experiência da classe.

Com o plenário lotado, com representações da Polícia Civil, Bombeiros e Policia Militar da Paraíba, além de familiares e amigos, foram feitos vários discursos que enalteceram as virtudes do homenageado, que é também advogado e professor. Na abertura do evento, Wilson Santiago falou da reputação ilibada de Isaías. “É um exemplo para todos nós. Um homem que pratica a Justiça e tem mostrado resultados. O estado já está reduzindo os seus números de homicídios e todo o resto”, comentou, parabenizando a Assembleia Legislativa da Paraíba pela homenagem.

No mesmo tom, falaram Jean Nunes, secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social; Severino Pedro, diretor geral da Academia de Polícia Civil (Acadepol); o secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Sérgio Fonseca; o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, dentre outros, como o deputado estadual Wallber Virgolino e a delegada Cassandra Duarte. “Muito justa a homenagem pela sua sensibilidade e altivez. Ele trata as coisas da Policia Civil com muito respeito. Essa homenagem é de muito vulto. Obrigado à Assembleia por reconhecer um maranhense como um cidadão paraibano”, ressaltou o coronel Euler.

Em seu discurso, Jeová ressaltou o papel da família na educação do homenageado e falou da legitimidade da honraria dada a um representante também do povo paraibano. “A prova de seu prestigio é esse plenário. Só vem aqui quem gosta de Isaías. Tantas entidades. Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, Administração Penitenciária, todos têm carinho e devoção por Isaías. E é isso que faz o prazer ser diferenciado por homenagear o delegado. Porque aqui estou homenageando a instituição também", disse o autor da propositura.

“Quando um filho do povo consegue ser uma referência, isso não é por acaso. Nesse instante, você está prestes a receber uma homenagem do povo paraibano que reconhece seu trabalho e atuação. Você é uma grande conquista da Policia da Paraíba que quebrou paradigmas”, destacou Jeová, enaltecendo os diferenciais do profissional, do delegado e do cidadão.

Ao receber o título de Cidadão Paraibano, Isaías Gualberto, não só agradeceu a homenagem, dizendo-se muito honrado, como apresentou algumas taxas que medem o índice de elucidação de homicídios. Na Paraíba, esse índice está em 85%. “Sempre fiz meu trabalho com determinação porque sempre amei o que faço. Minha vida foi cheia de dificuldade quando sai do Maranhão e fui para Uiraúna e depois para Cajazeiras para estudar. Quero agradecer aos amigos, às entidades que viajaram quilômetros para me homenagear. Agradeço também aos meus pais pela educação e por seguirem uma visão de sertanejos de que a educação é o único caminho para ser alguém”, afirmou o delegado Isaías Gualberto, visivelmente emocionado com a honraria.

Entre outras presenças da Segurança Pública da Paraíba, na solenidade, a Delegada da Delegacia Especializada da Mulher, Maísa Félix; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo Meneses, dentre outros, como o Deputado Estadual Jutay Meneses, participaram da sessão especial.


Sobre Isaías

Natural de São Luiz (MA), Isaías veio com a família para a Paraíba com objetivo de cursar Direito na Universidade Federal da Paraíba. Após se formar em 1999, passou a atuar como advogado até ingressar na Polícia Civil em 2004. Na Polícia Civil, atuou em delegacias, em trabalhos da Secretaria de Segurança e Defesa Social e ministrou aulas na Academia de Ensino da Polícia Civil. Ainda ocupou o cargo de delegado geral adjunto da instituição até ser nomeado pelo governador João Azevêdo como o chefe da Polícia Civil da Paraíba. Agora, em dezembro, Isaías foi apontado como um dos melhores delegados de Polícia Civil do país, numa pesquisa feita pelo site www.delegados.com.br, que analisou a experiência dos profissionais brasileiros nessa função.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência de Tia Nem na vida do menino pobre do campo que virou advogado, professor universitário e deputado estadual da Paraíba

            A frase do filósofo prussiano   Immanuel Kant,  ‘ O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele’,  se encaixa perfeitamente na trajetória de vida do deputado estadual Jeová Campos. Filho de agricultores, até os dez anos de idade Jeová morava no Sítio Poço Vermelho, no município de São José de Piranhas, no alto sertão paraibano. Os horizontes eram curtos, embora a inteligência e vontade de crescer daquele menino da roça fosse muito além das porteiras do local. Neste contexto, em 1975, eis que alguém faria a diferença na vida dele, levando-o para estudar na cidade de Cajazeiras. Essa pessoa foi a tia materna, Francisca Vieira de Oliveira, carinhosamente chamada de Tia Nem.             “A ida para Cajazeiras mudou minha história e trajetória, pois a Educação ampliou meus horizontes e as possibilidades de uma vida...

Dra. Maria de Fátima Lúcia Ramalho receberá da ALPB Medalha do Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity

Os deputados paraibanos aprovaram, na manhã desta terça-feira (22), o Projeto de Resolução 462/2022, do deputado Jeová Campos (PT), que dispõe sobre a concessão da Medalha do Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity à doutora Maria de Fátima Lúcia Ramalho. A honraria é destinada às personalidades paraibanas ou não, de notório saber e que tenham se destacado nas ciências jurídicas. “A Dra. Maria de Fátima além de ter notório saber é reconhecida com essa iniciativa pelas suas ações reconhecidamente meritórias na área da ciência jurídica”, disse o parlamentar autor da propositura antes da votação em plenário do PR. Jeová lembro que quando a magistrada era juíza de direito de segunda entrância na comarca de Cajazeiras, ela implantou o Conselho da Comunidade e desenvolveu um trabalho de ressocialização junto aos apenados, instalando e fazendo funcionar efetivamente esse Conselho. “Com essa iniciativa, a magistrada integrou toda a comunidade nas atividades, inclusive a classe...

ALPB limpa pauta antes de entrar em recesso mas ainda tem eventos externos nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) entrará em recesso a partir desta quarta-feira (20) e só deve voltar às suas atividades regimentais no dia 1º de agosto. Para isso, os deputados da Casa de Epitácio Pessoa fizeram um esforço concentrado e “limparam” a pauta nesta terça-feira (18). No entanto, amanhã (19), o parlamento paraibano ainda realizará três eventos externos, dentre eles, a solenidade de entrega de um documento com sugestões de políticas públicas para a agricultura familiar no Estado que será entregue ao governador João Azevedo, às 10h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.  O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que é presidente da Frente Parlamentar da Água e Agricultura Familiar da ALPB, lembrou na sessão desta terça-feira (18), a importância do documento, que foi elaborado de forma conjunta pela Frente Parlamentar e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. As sugestões foram...