Pular para o conteúdo principal

Jeová Campos homenageia a 16ª edição do Fest Aruanda com Moção de Aplauso aprovada pelo plenário da ALPB

Jeová destacou qualidade e importância do Fest Aruanda para a cultura regional e nacional


 

 

 

Mais uma vez, João Pessoa se torna palco do reconhecimento e valorização do Audiovisual Brasileiro com a realização da 16º edição do Fest Aruanda, promovido desde 2003 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E é por sua realização ao longo do tempo e a sua importância dentro do cenário do cinema brasileiro e da cultura nordestina, que o deputado estadual Jeová Campos apresentou e teve aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (14), um requerimento de Moção de Aplauso ao Festival que está sendo realizado desde o dia 09 de dezembro e vai até o dia 15, de maneira híbrida, em salas da Cinépolis (Manaíra Shopping) e Plataforma AruandaPlay.

 

Com mais de 60 filmes, debates, oficinas e homenagens especiais, Jeová destacou que o Festival merece essa homenagem porque vem prestigiando artistas e produções audiovisuais brasileiras e também porque tem levado cultura de forma gratuita à população. Nesta edição, o festival se expandiu para a internacionalização e contemplou longas brasileiros exibidos primeiro em circuito de festivais da Europa e Estados Unidos. “O Fest Aruanda é um veículo que leva cultura para as pessoas e isso tem sido um papel maravilhoso cumprido pela UFPB durante esse tempo. Importante para o cinema paraibano, nordestino e brasileiro”, disse Jeová.

 

O parlamentar ainda parabenizou a qualidade do evento. “Não é nada fácil manter a qualidade de um evento desses que cresceu ao longo de dezesseis edições. Ele começou em 2003 como Mostra dentro da UFPB e chegou em 2005 à Festival. Hoje, as parcerias que o evento possui faz com que ele esteja sempre conectado às novas gerações também”, argumentou o deputado, citando a parceria da Cinépolis com o festival Aruanda que acontece desde o ano de 2015.

 

“Desde o ano de 2019, o Feste Aruanda utiliza a Sala 9 do Cinépolis, sala esta com maior capacidade de público e mais sofisticação tecnológica para que curtas e longas pudessem ser vistos em sua imensa tela”, comentou, lembrando também que a Cinépolis é a quarta maior operadora de cinemas do mundo e a maior da América Latina, com mais de 2200 salas em oito países.

 

Diante de tudo, o requerimento de Jeová foi aprovado pela ALPB, que fará a comunicação da homenagem ao Produtor Executivo e jornalista Lúcio Vilar, Coordenador do festival; à Rede CinépolisBrasil, na pessoa do Diretor-Presidente Luiz Gonzaga de Luca; UFPB, às parceiras Cagepa e Energisa e à entidade Bolandeir@rte&Films, produtora do evento.

 

Programação do Fest e homenageados

 

            A programação pode ser conferida no site do evento festaruanda.com.br. Entre os homenageados desta edição, estão o maestro, compositor e regente José Siqueira, e o cineasta paraibano Ely Marques, ambos in memoriam. Também estão sendo homenageados o diretor e roteirista W. J. Solha, o ator Othon Bastos e a montadora premiada Cristina Amaral. Além dos debates, o Fest Aruanda trouxe ações de formação, como a Oficina Aruanda Cagepa de Roteiro para Animação, com o diretor e roteirista Frederico Pinto, e o II Laboratório Aruanda Energisa Projetos Narrativas Híbridas (Doc, Fic ou ambos), com a diretora e roteirista Susanna Lira. Todas estão sendo on-line. Entre as presenças especiais confirmadas para o Aruanda, estão o ator que estreia como diretor, Luiz Carlos Vasconcelos e o cantor Ney Matogrosso, aguardado para esta quarta-feira (15), na ocasião do lançamento de sua biografia intitulada “Ney Matogrosso, a biografia”, escrita por Júlio Maria.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência de Tia Nem na vida do menino pobre do campo que virou advogado, professor universitário e deputado estadual da Paraíba

            A frase do filósofo prussiano   Immanuel Kant,  ‘ O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele’,  se encaixa perfeitamente na trajetória de vida do deputado estadual Jeová Campos. Filho de agricultores, até os dez anos de idade Jeová morava no Sítio Poço Vermelho, no município de São José de Piranhas, no alto sertão paraibano. Os horizontes eram curtos, embora a inteligência e vontade de crescer daquele menino da roça fosse muito além das porteiras do local. Neste contexto, em 1975, eis que alguém faria a diferença na vida dele, levando-o para estudar na cidade de Cajazeiras. Essa pessoa foi a tia materna, Francisca Vieira de Oliveira, carinhosamente chamada de Tia Nem.             “A ida para Cajazeiras mudou minha história e trajetória, pois a Educação ampliou meus horizontes e as possibilidades de uma vida...

ALPB limpa pauta antes de entrar em recesso mas ainda tem eventos externos nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) entrará em recesso a partir desta quarta-feira (20) e só deve voltar às suas atividades regimentais no dia 1º de agosto. Para isso, os deputados da Casa de Epitácio Pessoa fizeram um esforço concentrado e “limparam” a pauta nesta terça-feira (18). No entanto, amanhã (19), o parlamento paraibano ainda realizará três eventos externos, dentre eles, a solenidade de entrega de um documento com sugestões de políticas públicas para a agricultura familiar no Estado que será entregue ao governador João Azevedo, às 10h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.  O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que é presidente da Frente Parlamentar da Água e Agricultura Familiar da ALPB, lembrou na sessão desta terça-feira (18), a importância do documento, que foi elaborado de forma conjunta pela Frente Parlamentar e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. As sugestões foram...

Deputado Jeová Campos entra de licença médica e Trocolli Jr. assume mandato na ALPB

     Depois de vencer uma dengue hemorrágica, em 2008, fazer uma cirurgia delicada em 2015, superar um câncer na laringe, em 2018, e uma hemorragia digestiva, em 2020, o deputado estadual Jeová Campos vai precisar tirar uma licença médica para fazer uma minuciosa reavaliação da ‘ Enteroplastia Proporcional e Valvulada’ , cirurgia feita em Recife, pelo médico Luiz Gonzaga, há seis anos. Nos últimos tempos, o deputado tem sentido um desconforto abdominal que precisa ser investigado com mais detalhamento e aprofundamento. Para tanto, o parlamentar protocolou nesta sexta-feira (23), seu pedido de licença médica. O suplente dele, Trocolli Júnior (Podemos) assumirá o mandato durante a licença de Jeová que, inicialmente, será de 30 dias.      “Em entendimento com meu médico, o Dr. Luiz Gonzaga, ele me orientou a tirar a licença para fazer a reavaliação e os exames de forma contínua, sem prejuízo de tempo, o que eu não conseguiria se continuasse exercendo as minhas...