ALPB aprova Moção de Aplauso a estudante Yasmin Lucena autora de artigo sobre a importância da leitura
Estudante paraibana Yasmim Lucena Lins recebe Voto de Aplauso da ALPB por artigo que escreveu |
Recentemente, a jovem estudante paraibana Yasmim Lucena Lins, de apenas 13 de idade, surpreendeu a todos com um brilhante artigo, intitulado ‘A Importância da Leitura na Formação do Individuo e da Sociedade’. E, nesta terça-feira (08), os deputados estaduais aprovaram uma Moção de Aplauso reconhecendo o talento desta estudante paraibana. A iniciativa em homenagear a estudante foi do deputado Jeová Campos e foi aprovada, por unanimidade, durante sessão nesta terça-feira (08).
“Yasmin Lucena Lins, como dito acima, tem apenas 13 de idade, mas possui uma capacidade de entendimento de um jovem de idade mais adulta. Não temos dúvida que tudo isto é fruto de uma educação de qualidade. O Professor e Filósofo Paulo Freire destacava que a ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo, portanto, a homenageada deve ter o reconhecimento deste Poder Legislativo Estadual Paraibano pelo que representa para a educação paraibana”, justificou Jeová.
A seguir, a íntegra do artigo:
“A leitura auxilia a vida desde o momento em que aprende[1]se os primeiros símbolos, portanto, esta não está vinculada somente a livros, mas também à imagens do cotidiano. O hábito de ler, seja por prazer, estudar ou para se informar, gera inúmeros benefícios como: estimulação da criatividade e da imaginação, maior conhecimento da norma culta e da língua escrita, formação de senso crítico e de interpretação e dinamismo do raciocínio, Contudo, muitos não desenvolvem tal costume, devido estrutura de ensino fraco, baixo estímulo ou a maior familiaridade com a tecnologia.
Para além disso, estudiosos apontam que o ato de ler é muito importante e prazeroso na medida em que reduz o estresse ao mesmo tempo que estimula reflexões. Por este motivo, esta prática deve ser desenvolvida desde a infância, assim teremos mais facilidade no desenvolvimento educacional dos indivíduos e da sociedade, sendo que tanto leitura quanto escrita são práticas sociais de suma importância que proporcionam o desenvolvimento do intelecto, cognição e comunicação humana.
Por ano, o brasileiro lê em média 2,43 livros, segundo pesquisas vários fatores contribuem para a falta de costume em ler, como analfabetismo, desigualdade social e falta de estrutura educacional que atinge 11,8 milhões de brasileiros de acordo com o IBGE. O estudo revelou que 30% da população nunca comprou um livro. Deste modo, leitura e informação são fundamentais na formação de uma sociedade consciente, sendo elas o meio de construirmos nossas próprias idéias e conceitos, criarmos e discernimos fatos e opiniões. A leitura nos completa, orienta, ajuda a discutir, fundamentar e questionar ideias, conceitos e normas. Somos o que somos enquanto sociedade, aprendendo cada vez mais a nos construir, através de leituras ou estudos éticos responsáveis pela nossa formação como cidadãos a optar a agir em nosso contexto social, pois um país rico é um país de leitores”.
Comentários
Postar um comentário