Pular para o conteúdo principal

Jeová Campos sugere que escolas trabalhem o Código de Trânsito para formar condutores mais responsáveis



O mês de maio já se inicia com uma grande reflexão proposta pela campanha ‘Maio Amarelo’ do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV: “No trânsito, o sentido é a vida”. Assim como em todas as cinco edições anteriores da iniciativa, o tema tem o objetivo de envolver a sociedade em novas ações para encarar a mobilidade de forma mais responsável. Trazer o assunto para a sala de aula na missão de formar os futuros condutores, também faz parte dessa reocupação e, nesse sentido, o deputado estadual Jeová Campos (PSB) já se adiantou protocolando um importante projeto.

O parlamentar deu entrada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), no início da legislatura, de um indicativo de Projeto de Lei que introduz os estudos de Código de Trânsito nas escolas da rede em ensino estadual. De acordo com o projeto, o tema seria trabalhado por meio de atividades pedagógicas visando o combate à violência, à irresponsabilidade e o desrespeito às leis, bem como também à valorização de temas como ética e cidadania.

Para o deputado, assim procedendo, certamente, o alunado jovem contribuirá para um trânsito menos caótico nas médias e grandes cidades, com menos acidentes e com índice reduzido de infrações de trânsito. “É de extrema importância porque está formando os futuros condutores de veículos, que não só crescerão com uma mentalidade mais responsável ao volante, mas poderão até mesmo transmitir esses princípios e conhecimentos aos seus pais e adultos com quem convivam”, comentou Jeová.

Ele lembra que, diariamente, os noticiários trazem informações sobre acidentes graves, muitas vezes praticados por pessoas que desconhecem plenamente as normas de trânsito. “A melhor forma de ensinar esse conteúdo não é a decoreba das normas de trânsito, mas sim, é preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais”, disse o parlamentar em sua justificativa.

Segundo a indicação do parlamentar, as escolas poderão trabalhar as atividades em parceria com os órgãos de controle e fiscalização de trânsito ou outras entidades relacionadas com esta temática. A lei de trânsito determina ainda que o Ministério da Educação adote um currículo interdisciplinar para abordar o assunto, com a ajuda dos órgãos de trânsito de todos os níveis: municipais, estaduais e federal, que deverão formar núcleos pedagógicos para incentivar projetos nas escolas.

Maio Amarelo

A proposta do deputado está muito bem alinhada à campanha do ‘Maio Amarelo’ da ONSV, que este ano trouxe em seus VT’s crianças pedindo por mais responsabilidade no Trânsito. Em 2018, a abertura oficial da campanha foi em Campina Grande. Este ano, ela aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. Jeová acredita que o Maio Amarelo e o tema escolhido é um estímulo à reflexão de todos que fazem parte do Trânsito. “Propõe o envolvimento da sociedade, uma mudança, um novo olhar para a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, para escolham a vida, escolham um trânsito mais seguro”, comentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência de Tia Nem na vida do menino pobre do campo que virou advogado, professor universitário e deputado estadual da Paraíba

            A frase do filósofo prussiano   Immanuel Kant,  ‘ O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele’,  se encaixa perfeitamente na trajetória de vida do deputado estadual Jeová Campos. Filho de agricultores, até os dez anos de idade Jeová morava no Sítio Poço Vermelho, no município de São José de Piranhas, no alto sertão paraibano. Os horizontes eram curtos, embora a inteligência e vontade de crescer daquele menino da roça fosse muito além das porteiras do local. Neste contexto, em 1975, eis que alguém faria a diferença na vida dele, levando-o para estudar na cidade de Cajazeiras. Essa pessoa foi a tia materna, Francisca Vieira de Oliveira, carinhosamente chamada de Tia Nem.             “A ida para Cajazeiras mudou minha história e trajetória, pois a Educação ampliou meus horizontes e as possibilidades de uma vida...

ALPB limpa pauta antes de entrar em recesso mas ainda tem eventos externos nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) entrará em recesso a partir desta quarta-feira (20) e só deve voltar às suas atividades regimentais no dia 1º de agosto. Para isso, os deputados da Casa de Epitácio Pessoa fizeram um esforço concentrado e “limparam” a pauta nesta terça-feira (18). No entanto, amanhã (19), o parlamento paraibano ainda realizará três eventos externos, dentre eles, a solenidade de entrega de um documento com sugestões de políticas públicas para a agricultura familiar no Estado que será entregue ao governador João Azevedo, às 10h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.  O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que é presidente da Frente Parlamentar da Água e Agricultura Familiar da ALPB, lembrou na sessão desta terça-feira (18), a importância do documento, que foi elaborado de forma conjunta pela Frente Parlamentar e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. As sugestões foram...

Deputado Jeová Campos entra de licença médica e Trocolli Jr. assume mandato na ALPB

     Depois de vencer uma dengue hemorrágica, em 2008, fazer uma cirurgia delicada em 2015, superar um câncer na laringe, em 2018, e uma hemorragia digestiva, em 2020, o deputado estadual Jeová Campos vai precisar tirar uma licença médica para fazer uma minuciosa reavaliação da ‘ Enteroplastia Proporcional e Valvulada’ , cirurgia feita em Recife, pelo médico Luiz Gonzaga, há seis anos. Nos últimos tempos, o deputado tem sentido um desconforto abdominal que precisa ser investigado com mais detalhamento e aprofundamento. Para tanto, o parlamentar protocolou nesta sexta-feira (23), seu pedido de licença médica. O suplente dele, Trocolli Júnior (Podemos) assumirá o mandato durante a licença de Jeová que, inicialmente, será de 30 dias.      “Em entendimento com meu médico, o Dr. Luiz Gonzaga, ele me orientou a tirar a licença para fazer a reavaliação e os exames de forma contínua, sem prejuízo de tempo, o que eu não conseguiria se continuasse exercendo as minhas...