Pular para o conteúdo principal

A Paraíba será pioneira no serviço público de saúde do Nordeste ao ofertar testes de Triagem Neonatal Ampliada



      
Com apoio e união da bancada federal paraibana, independentemente de partidos e posições políticas, a Paraíba está próxima de dar um passo importante e vanguardista no Nordeste. Trata-se da oferta na rede estadual de saúde da chamada Triagem Neonatal Ampliada, que vai possibilitar que crianças nascidas em hospitais públicos do estado possam ter acesso ao teste de forma mais ampla e, ao invés de nove, como ocorre atualmente, possam ser identificadas até 30 patologias de forma precoce. E o deputado estadual Jeová Campos (PSB) está empenhado em buscar esses apoios para viabilizar essa implantação. Para tanto, o parlamentar está em Brasília e teve um dia cheio de reuniões para conseguir o apoio dos políticos paraibanos no sentido deles destinarem recursos da emenda de bancada necessários à aplicação da Lei, que é de sua autoria.

Pela manhã, Jeová foi recebido pelo deputado federal Damiao Feliciano, que está coordenando, trabalhando e apoiando a iniciativa na busca desses recursos, e também pelos senadores Daniella Ribeiro e Vital do Rêgo. O deputado ainda se reuniu com Edna Henrique. À tarde, cumpriu agenda ao lado do líder dos Democratas na Câmara, o deputado Efraim Filho e outros parlamentares.

De acordo com Jeová, toda a bancada paraibana está apoiando o projeto que tornará a Paraíba o primeiro estado do Nordeste a possibilitar que unidades públicas possam fazer a Triagem Neonatal Ampliada, que nada mais é que a identificação, de forma precoce, de mais de 30 patologias nos bebês, assim que eles nascem. “A coordenação para captação desses recursos está sendo feita com muita atenção pelo deputado Damião Feliciano, a quem agradecemos desde já. Mas também temos o apoio de Daniella, Vital, Hugo Motta e Gervásio Maia, este último, que desde que cheguei se colocou à nossa inteira disposição”, disse Jeová Campos.

Jeová viajou para Brasília na terça-feira (10) focado em conseguir a união da bancada federal da Paraíba para implantação da Lei 11.566, sancionada pelo governador João Azevedo em dezembro de 2019. Segundo ele, é preciso o apoio dos parlamentares para que os recursos da emenda de bancada já prevista para 2020 tenham uma destinação especifica de recursos, dentro do programa de Atenção Básica. “Será necessário que a rede pública se ajuste para a realização desta modalidade ampliada de exame, como adequar processos, adquirir equipamentos, treinar pessoal etc”, comentou o deputado.

“Vamos todos nos unir para fazer da Paraíba um estado exemplo dentro do Nordeste por implantar a triagem neonatal ampliada. Assim, mães e filhos da roça, da periferia, terão o mesmo direito daquelas mães com o poderio financeiro diferenciado, cujos filhos nascem nas clinicas padrão e fazem o teste”, salientou Jeová, lembrando que, atualmente, o teste do pezinho só diagnostica nove tipos de doenças e que sua modalidade ampliada permitirá a identificação de doenças como Fenilcetonúria, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras como Hemonoglobinopatias e Leucinos.

“Em breve, eu tenho a certeza de que isso melhorará a qualidade de vida de muita gente, já que o teste ampliado vai identificar a anomalia precocemente e a família terá tempo para iniciar o tratamento adequado, sem comprometimento da saúde e desenvolvimento da criança, o quanto antes”, reforçou Jeová.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência de Tia Nem na vida do menino pobre do campo que virou advogado, professor universitário e deputado estadual da Paraíba

            A frase do filósofo prussiano   Immanuel Kant,  ‘ O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele’,  se encaixa perfeitamente na trajetória de vida do deputado estadual Jeová Campos. Filho de agricultores, até os dez anos de idade Jeová morava no Sítio Poço Vermelho, no município de São José de Piranhas, no alto sertão paraibano. Os horizontes eram curtos, embora a inteligência e vontade de crescer daquele menino da roça fosse muito além das porteiras do local. Neste contexto, em 1975, eis que alguém faria a diferença na vida dele, levando-o para estudar na cidade de Cajazeiras. Essa pessoa foi a tia materna, Francisca Vieira de Oliveira, carinhosamente chamada de Tia Nem.             “A ida para Cajazeiras mudou minha história e trajetória, pois a Educação ampliou meus horizontes e as possibilidades de uma vida...

ALPB limpa pauta antes de entrar em recesso mas ainda tem eventos externos nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) entrará em recesso a partir desta quarta-feira (20) e só deve voltar às suas atividades regimentais no dia 1º de agosto. Para isso, os deputados da Casa de Epitácio Pessoa fizeram um esforço concentrado e “limparam” a pauta nesta terça-feira (18). No entanto, amanhã (19), o parlamento paraibano ainda realizará três eventos externos, dentre eles, a solenidade de entrega de um documento com sugestões de políticas públicas para a agricultura familiar no Estado que será entregue ao governador João Azevedo, às 10h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.  O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que é presidente da Frente Parlamentar da Água e Agricultura Familiar da ALPB, lembrou na sessão desta terça-feira (18), a importância do documento, que foi elaborado de forma conjunta pela Frente Parlamentar e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. As sugestões foram...

Deputado Jeová Campos entra de licença médica e Trocolli Jr. assume mandato na ALPB

     Depois de vencer uma dengue hemorrágica, em 2008, fazer uma cirurgia delicada em 2015, superar um câncer na laringe, em 2018, e uma hemorragia digestiva, em 2020, o deputado estadual Jeová Campos vai precisar tirar uma licença médica para fazer uma minuciosa reavaliação da ‘ Enteroplastia Proporcional e Valvulada’ , cirurgia feita em Recife, pelo médico Luiz Gonzaga, há seis anos. Nos últimos tempos, o deputado tem sentido um desconforto abdominal que precisa ser investigado com mais detalhamento e aprofundamento. Para tanto, o parlamentar protocolou nesta sexta-feira (23), seu pedido de licença médica. O suplente dele, Trocolli Júnior (Podemos) assumirá o mandato durante a licença de Jeová que, inicialmente, será de 30 dias.      “Em entendimento com meu médico, o Dr. Luiz Gonzaga, ele me orientou a tirar a licença para fazer a reavaliação e os exames de forma contínua, sem prejuízo de tempo, o que eu não conseguiria se continuasse exercendo as minhas...