Pular para o conteúdo principal

Advogados são homenageados pela ALPB em sessão solene onde imperou a emoção e discurso sobre uma Justiça imparcial



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) viveu, na manhã desta quinta-feira (24), momentos de muita emoção, durante sessão solene, que homenageou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, o vice-presidente, João de Deus Quirino Filho, e o advogado Robson Lima Cananéia. Duas proposituras foram de autoria do deputado Jeová Campos (PSB), que presidiu a sessão, mesmo com o presidente da Casa, Adriano Galdino, presente na mesa que conduziu a solenidade, e outra foi iniciativa do deputado Caio Roberto, que foi o primeiro a discursar na tribuna da ALPB. Em todas as falas, houve referências à importância de uma Justiça imparcial, o respeito à Constituição e a manutenção de um Estado Democrático de Direito.

Do começo ao fim, quando o cantor e compositor cajazeirense, Glauco Meireles, tocou ‘Meu sublime torrão’, enquanto eram entregues as comendas, a sessão ficou marcada por fortes emoções. A homenagem de João de Deus Quirino Filho ao seu pai, já falecido, a história de luta e superação do advogado Robson Lima Cananéia, que andava quilômetros para estudar, inclusive, com tênis ‘furado protegido por folhas de papel’, como ele destacou ao contar sua trajetória, a exaltação a importância da virtude da humildade, destacada por Paulo Maia, a voz embargada do deputado Jeová Campos, ao destacar sua emoção de estar homenageando colegas que honram a profissão de advogado, deram a tônica da sessão que estava com o plenário lotado, tanto que muitas pessoas ficaram de pé.

As homenagens, a Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity, entregue ao advogado, Paulo Maia, o Título de Cidadão Paraibano, a João de Deus Quirino Filho e a Medalha Epitácio Pessoa, ao funcionário de carreira do Tribunal de Justiça da Paraíba, Robson de Lima Cananéia, segundo o deputado Jeová Campos foram uma das mais justas já realizadas pela ALPB. “Todos os homenageados têm uma história de vida muito bonita, chegaram onde estão por méritos próprios e todos eles têm em comum o amor e respeito ao Direito, à Constituição, e reúnem as prerrogativas de grandes profissionais, de forma que me sinto muito gratificado por ter podido homenageá-los em vida”, disse Jeová que embora não tenha sido o autor da homenagem a Paulo Maia, endossa a deferência de iniciativa do deputado Caio Roberto.

Dirigindo-se ao advogado Robson Cananéa, o deputado Jeová Campos lembrou o tratamento e apoio do homenageado aos advogados paraibanos, independentemente de serem famosos ou não. “Eu não tinha nome, era um ex-vendedor de alho na feira, que estudou muito para cursar Direito e quando cheguei aqui e fui ao TJPB recebi um tratamento muito afetuoso de Robson e depois pude constatar que essa conduta era linear, com advogados famosos ou não. Faço questão de destacar isso aqui que me encantou e não apenas a mim, mas a toda a advocacia da Paraíba”, reiterou Jeová.


Sobre João de Deus Quirino Filho, Jeová lembrou que ele faz um trabalho qualificado e diferenciado no Sertão paraibano. “Embora muito jovem, esse brilhante advogado já é vice-presidente da OAB. Ele tem feito um trabalho muito bom na advocacia do sertão”, afirmou Jeová. 

Para Paulo Maia, receber a comenda da ALPB foi uma grande honra. “Recebo essa homenagem dos paraibanos, não apenas desta Casa, pois entendo que os deputados que a compõem representam o povo e isso muito me deixa feliz e honrado”, disse ele, que ao esquecer de pronunciar o nome de sua esposa enquanto estava discursando na Tribuna, pediu desculpas públicas e fez uma declaração de amor no plenário dirigindo-se a ela, posteriormente, com um sonoro ‘Eu te amo’.

Pernambucano de Recife, João de Deus Quirino Filho, afirmou que já s sentia um cidadão paraibano e que o título o legitimou como tal. “Hoje, essa felicidade de já me sentir paraibano, fica ainda mais completa, pois é aqui que me sinto feliz, foi neste estado que escolhi vir morar. Essa honraria enche meu coração de alegria e sou grato ao deputado Jeová Campos por essa iniciativa que me dá agora o direito de bater no peito e dizer que sou paraibano”, disse o homenageado.

O advogado e servidor de carreira do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Robson Lima Cananéia, que foi agraciado com a mais alta comenda do Poder Legislativo paraibano, a Medalha Epitácio Pessoa, lembrou que a homenagem coroa uma carreira de três décadas dedicadas a Justiça paraibana. “São 30 anos dedicados ao atendimento de quem nos procura no TJPB e estou muito feliz com esse reconhecimento que é fruto de uma vida inteira dedicada ao meu trabalho”, destacou Robson, que emocionou a todos quando discursou e lembrou das dificuldades que tinha para estudar, entre as quais estava a necessidade de andar, diariamente, 16 km entre ida e volta de casa para a escola, muitas vezes com um sapato com sola desgastada, protegida apenas por folhas de papel. “Os sacríficos dão um sabor a mais nas conquistas”, destacou ele. 

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, presente à solenidade, enalteceu sua alegria de acompanhar uma sessão de tão alto nível e lembrou a importância da Justiça para a sociedade. O advogado Delosmar Mendonça, também presente à sessão, destacou as virtudes dos homenageados e reforçou a importância de uma Justiça imparcial. Deputados, juristas, advogados, familiares dos homenageados e representantes de órgãos ligados à Justiça prestigiaram a solenidade que foi encerrada ao som do cantor e compositor Glauco Meireles, com música de sua autoria. “Foi uma sessão linda e emocionante, com discursos que tocaram profundamente, sob todos os aspectos”, avaliou o deputado Jeová Campos.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência de Tia Nem na vida do menino pobre do campo que virou advogado, professor universitário e deputado estadual da Paraíba

            A frase do filósofo prussiano   Immanuel Kant,  ‘ O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele’,  se encaixa perfeitamente na trajetória de vida do deputado estadual Jeová Campos. Filho de agricultores, até os dez anos de idade Jeová morava no Sítio Poço Vermelho, no município de São José de Piranhas, no alto sertão paraibano. Os horizontes eram curtos, embora a inteligência e vontade de crescer daquele menino da roça fosse muito além das porteiras do local. Neste contexto, em 1975, eis que alguém faria a diferença na vida dele, levando-o para estudar na cidade de Cajazeiras. Essa pessoa foi a tia materna, Francisca Vieira de Oliveira, carinhosamente chamada de Tia Nem.             “A ida para Cajazeiras mudou minha história e trajetória, pois a Educação ampliou meus horizontes e as possibilidades de uma vida...

Inauguração de UTI humanizada para idosos e reunião para o início do Cooperar foram pautas da agenda do deputado Jeová, nesta segunda

O deputado estadual Jeová Campos (PSB) teve uma intensa agenda nesta segunda-feira (17), toda voltada para a implantação de políticas de inclusão. Pela manhã, ele acompanhou o governador João Azevedo e o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, na inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva humanizada para idosos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Em seguida, o parlamentar esteve reunido com o Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto, e o Secretário Executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama, para tratar do início da execução do Projeto Cooperar, que ficou marcado para o dia 18 de março. Na entrega dos leitos de UTI, Jeová destacou que o serviço, que tem o foco na humanização do cuidado ao paciente, garantirá acompanhamento familiar 24 horas ao dia aos idosos em UTI, e que isso é uma conquista muito importante, do ponto de vista da politica de inclusão social. “As politicas de inclusão, principalmente dos id...

Construção de um IML em Cajazeiras deve envolver poder público e iniciativa privada

A luta pela instalação de uma sede do Instituto Médico Legal (IML) em Cajazeiras vai envolver o poder público estadual, municipal e federal e ainda a iniciativa privada. Na manhã desta quarta-feira (02), na sede da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano (Amasp) foi realizada uma reunião para debater essa temática que contou com a presença da prefeita Denise Albuquerque, além de gestores de outras sete cidades da região, políticos e empresários locais. O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que desde de seu primeiro mandato reivindica e defende a instalação do IML na cidade, não pôde comparecer ao encontro por causa das atividades da ALPB, mas foi representado pela sua chefe de gabinete, Luciana Mendes. “A situação que a população de Cajazeiras e cidades da região estão expostas pela falta de uma unidade do IML no município é muito ruim e essa condição já se arrasta há alguns anos e precisa ser resolvida o mais rápido possível”, destaca Jeová. Segundo a chefe de gabine...